Roderick Nehone, seudónimo literário de Frederico Cardoso, é o convidado especial desta semana da rubrica Café para 2 do programa Sotaque Latino, realizado pela jornalista cubana Laritza González. O escritor, também advogado, docente universitário e político, é autor de 14 títulos e apresenta-nos em exclusiva e em idioma espanhol -su español de la Isla de la Juventud- o seu romance “Caimaneros: momentos de uma odisseia na ilha”.

“Caimaneros” é um romance histórico e documental que nos surpreende pela maneira realista como os episódios revisitados podem ajudar-nos a compreender o que, depois, aconteceu nos países, nas sociedades, aos indivíduos e aos seus ideais, num mundo onde a roda da história seguiu por derroteiros imprevistos -lê-se in Prefácio- assinado pelo também escritor e caimanero Adriano Mixinge.

A obra, relata os acontecimentos que a partir da noite de 28 de Outubro de 1977, em plena Guerra Fria, 818 crianças angolanas embarcaram num navio soviético no porto de Luanda, em Angola, com destino a Cuba, numa travessia do Atlântico que durou 20 dias.
Esses primeiros estudantes e os que foram chegando depois, já de avião, viveram uma verdadeira odisseia. Alguns dos momentos de adaptação às inesperadas condições de vida, estudo e trabalho naquela ilha são retratados neste emocionante romance histórico, que é também uma homenagem a todos os Caimaneros.

Roderick Nehone foi Presidente da Assembleia da União dos Escritores Angolanos de 2016 a 2019, é membro da Academia Angolana de Letras e da Ordem dos Advogados de Angola. Tem 13 libros publicados e já recebeu o Prêmio António Jacinto de Literatura em 1996 e o Prêmio Sonangol de Literatura em 1996 é 1998.





